sexta-feira, 1 de julho de 2011

Quem eu quero enganar?



Estava mexendo na escrivaninha do meu computador, quando abri a gaveta e me deparei com um monte de saquinhos de salgadinhos e embalagens de chocolate.
Fiquei olhando para a gaveta pensando: QUEM EU QUERO ENGANAR?
Eu sempre quis ser magra e fiz de tudo na minha vida para emagrecer: dieta da lua, dieta do abacaxi, dieta do arroz, da proteína, do leite...
Fiz tudo para emagrecer sim: TUDO ERRADO!
Efeito sanfona então...
Abrir a gaveta e me deparar com um monte de saquinhos e pacotinhos de "coisas proíbidas" me fez pensar no quanto eu me enganei por tanto tempo.
Sim, me enganei.
Quando se quer emagrecer, mas emagrecer de verdade, aliando saúde com estética de maneira séria, responsável e correta, é necessário estar disposto há algumas coisas que são extremamemente difíceis para quem realmente quer mudar (e a gente sabe que, geralmente, mudança trás dor, sofrimento).
Primeiro: Sensibilidade do que se quer.
Não basta estarmos conscientes: precisamos estar sensíveis.
Explico. Existem várias pessoas que são super conscientes dos males do cigarro, mas continuam fumando. Quando uma doença respiratória aparece, decorrente do fumo, a pessoa se torna sensível, ou seja, o problema passa a ser concreto, real, podendo comprometer sua saúde, sua vida.
É assim com a obesidade. Colesterol, triglicérides, hormônio da tireóide, diabetes, problemas no joelho, coluna, refluxo, vamos combinar, não faz bem a ninguém. Saúde em primeiro lugar SEMPRE.
Segundo: Objetivos
Precisamos ter objetivos na vida. Emagrecer pode ser um objetivo. Sugiro optar pela saúde do que pela estética. Saúde SEMPRE. A estética num processo de emagrecimento é consequência. Também devemos ser realistas conosco e sabermos nossos limites. Não dá para ter como objetivo emagrecer 12 quilos em um mês. Você vai se matar se não se alimentar corretamente e exagerar na atividade física.
Terceriro: Reeducação alimentar.
Eu já me convenci de que a reeducação alimentar é, MESMO, fundamental num processo de emagrecimento. Não adianta. Quem quer emagrecer não pode fugir dessa verdade. É necessário procurar um profissional de nutrição e ser extremamente sincero consigo mesmo com aquilo que você colocar para dentro de si. O nutricionista pode te ajudar a aprender a comer, a respeitar seu corpo e seu metabolismo, de maneira saudável e consciente.
Quarto: Exercício físico.
Outra verdade absoluta: exercício físico. Quem quer emagrecer precisa saber que, assim como a reeducação alimentar, o exercício físico é essencial no processo de emagrecimento. A atividade física ajuda no metabolismo, no condicionamento físico, no bem estar e, inclusive, no sono!
Quinto: Disciplina e determinação.
Por fim, acredito serem esses os passos mais difíceis.
Ter disciplina num processo de emagrecimento é fundamental, essencial. Porém pode ser o passo mais dífícil em toda a caminhada. Ter disciplina faz a gente repensar em nossa vida toda, temos que aprender a seguir algumas regras próprias, a sermos mais honestos conosco mesmo. Disciplina muitas vezes nos leva a rotina. E muita gente não gosta de rotina!
A determinação também é passo importante. Por mais que apareçam obstáculos, sofrimento, momentos em que desistir parece mais fácil, o sentimento de determinação faz com que possamos seguir em frente com nossos objetivos.

Entrar em contato com isso novamente me deu ânimo para fazer algumas mudanças particulares, mudanças na dinâmica da minha casa, da minha geladeira e cozinha.
E isso sempre é bom. Mudanças trazem dor sim.
A gente consegui ir pelo arco-íris, mesmo enfrentando chuva e tempestade pelo caminho.
Porque a gente sabe que, no final, tem o pote de ouro.
Passar pelo processo do emagrecimento consciente pode ser aterrorizador, sacrificado, duro, cheio de desafios.
Mas a saúde ganha com isso, e muito.
Ou seja: VOCÊ.

Um comentário:

  1. adorei o blog. ja seguindo se der me faça uma visita poderosasgg.blogspot.com bjkas

    ResponderExcluir