terça-feira, 6 de setembro de 2011

Meu filho e o preconceito


Outro dia estava assistindo ao Profissão Repórter, cujo assunto era sobre união homoafetiva.
Ricardo estava na sala, brincando com seus Legos, todo compenetrado. A reportagem contava a história de um casal que estava juntos há mais de 10 anos e tentava há cerca de uns 4 adotar um casal de irmãos. A intenção do casal era adotar os irmãos, um menino e uma menina com idade entre 7 e 8 anos. A justiça alegava que era possível adotar somente a menina, mas o menino não seria possível, não justificando o motivo.
Nesse meio tempo, meu filho olhou para mim e disse: Mas será que eles não sabem que é melhor ter dois pais ou duas mães do que não ter pai nem mãe nenhum?
Eu, sinceramente, fiquei sem ação ao ouvir meu filho dizer isso. Fiquei parada, olhando para a carinha dele, pensando como uma criança de 9 anos pode ter uma mentalidade desprovida de preconceito. Ricardo ainda, olhando pra mim disse: Será que ninguém entende que não importa se são duas mulheres ou dois homens, o importante é o amor que eles podem dar para as crianças?! Ninguém vive sem amor né mãe?!
Fiquei extremamente orgulhosa do meu filho, com apenas 9 anos de idade, compreender que o Amor, e somente o Amor, junto com o Respeito e a Tolerância podem vencer e superar todo tipo de preconceito.
Afeto e carinho são sentimentos e atitudes que não tem sexo, cor, raça, idade. Respeito e tolerância também. Desde pequenas, as crianças deveriam ser educadas contra o preconceito. Deveriam aprender, dentro de seus próprios lares, muitas vezes preconceituosos, que homossexuais, negros, obesos, portadores de necessidades especiais, são, acima de tudo, humanos e cidadãos.
Eu odeio o preconceito.
Eu odeio a hipocrisia.

3 comentários:

  1. Linda lição do Ricardo.......e tem adulto que ainda não ouve as crianças.

    Parabéns pelo filhote. Com certeza ele é o seu reflexo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Esse menino é mais que abençoado pra dizer coisas assim !!Que coisa mais linda!!
    Parabéns Raquel !
    Vamos postar isso lá no Peso ?!!!


    @NanaP_inho
    MooondbjOs !

    ResponderExcluir
  3. Encontrei teu blog e este texto encantador! Também educo minha filha para que respeite a diversidade! Teu filho é uma criança maravilhosa, certamente será um homem de BEM e feliz! Abç

    ResponderExcluir