sexta-feira, 1 de abril de 2011

No final, o que vale é seu amor por você!



Tenho lido alguns post sobre preconceito e obesidade, principalmente dois que a Nana escreveu chamados Ter FATITUDE e O peso do DESCASO (http://www.opesodopreconceito.blogspot.com/)
Confesso que a princípio, o meu blog era destinado a moda plus size, dicas de esmaltes, cosméticos, looks e afins. Mas definitivamente, essa não sou eu. E hoje tive a certeza, lendo os post da Nana (adorei cada palavra!!!)
Hoje, me permito contar minha história pessoal, afim de levantar a reflexão de um problema que pode afetar muitas pessoas.
Eu não fui uma criança obesa. Me tornei obesa ao entrar na adolescência, aos 13 anos. Sofri todo o tipo de discriminação possível e imaginável e, não nego, isso teve conseqüências que perduram até hoje.
Ao longo da minha adolescência eu criei alguns mitos que hoje, aos 35 anos, estou conseguindo quebrá-los.
Sempre acreditei que mulher magra é mulher feliz, realizada, bem sucedida, desejada. Que mulher casada, com namorado, companheiro, tem garantida a felicidade eterna, amor, carinho, afeto.
Vocês devem se perguntar como cheguei a esse ponto, mas é muito difícil compreender a psique de alguém (ainda mais com uma mídia te massacrando diariamente e você sofrendo preconceito por ser gorda).
Depois que tive meu filho, não consegui emagrecer os 26 quilos que engordei na gravidez. Eu fiquei sete anos lutando contra o peso, até que decidi fazer uma gastroplastia. Eu estava com 134 quilos. Meus joelhos doíam, minhas costas, estava com apnéia, não conseguia brincar com meu filho, e minha higiene pessoal estava começando a ficar prejudicada.
A técnica usada foi a Banda Gástrica Ajustável e a cirurgia foi realizada no dia 14 de julho de 2008. A técnica é diferente das cirurgias convencionais, e eu consegui emagrecer 15 quilos, dos 35 que precisava.
O que desejo ressaltar aqui é que, mesmo com todos os problemas de saúde que a obesidade estava me causando (inclusive hipertensão e pré diabetes), eu fiz a cirurgia acreditando no fundo que todos os meus problemas seriam resolvidos. Todos, sem nenhuma distinção.
E não foi isso o que aconteceu...
O que quero dizer é que minha falta de amor próprio estava ali, dentro daquele corpo que estava emagrecendo aos poucos. Que minha falta de coragem para enfrentar meus medos continuavam ali, que os erros do meu passado mal resolvido estavam lá, que as cicatrizes do preconceito sofrido eram visíveis dentro de mim. E que um anel no estômago e, conseqüentemente, o emagrecimento, não estavam resolvendo nada disso.
A mente estava doente, o coração doente, precisando se curar, se conhecer e se amar.
Não adianta sermos gordos, magros, negros, asiáticos, homossexuais, cadeirantes ou portadores de necessidades especiais. Nosso amor por nós mesmos tem que ser maior. Não um amor narcisista, capaz de oprimir ou humilhar o outro. Mas aquele amor onde você reconhece suas capacidades, suas virtudes, seus defeitos, tira do medo a coragem para superar uma dificuldade, erra mas corrige o erro, vence e compartilha a alegria com você mesmo e com as pessoas a sua volta.
Eu emagreci apenas 15 quilos daquilo que foi proposto porque não sabia me amar. O corpo respondeu a uma intervenção cirúrgica, mas eu não me amei para continuar o processo, porque não compreendia que o que me faltava era me amar!
Depois de dois anos de cirurgia, eu voltei a emagrecer. De 24 de fevereiro para hoje, 1º de abril (e gente, NÃO É MENTIRA!), eu emagreci 6 quilos, sem dieta, sem atividade física, sem remédios.
Sabem como?!
Voltando a dirigir. Vencendo o pavor que eu tinha de dirigir um carro.
Eu tomei coragem depois de 11 anos, renovei minha carta, fiz aulas de reciclagem e comprei um carro! Venci meu medo as custas de muitas lágrimas, muita tremedeira, muito suor nas plantas dos pés e palmas das mãos. Mas eu percebi que era capaz, e era muito mais do que eu imaginava ser.
Podemos colocar o esmalte que for, pintar o cabelo, colocar o look mais fashion, sapatos chiquérrimos, gloss e maquiagem...
É o coração e nosso amor por nós mesmos que, no final, faz a diferença.

5 comentários:

  1. Estou oferecendo um selo pra vc, querida...passe no meu blog e siga as instruções, beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi linda!!!!! To te oferecendo um selo tbm rsrsrsrsrs Passa no meu blog! bjão

    ResponderExcluir
  3. Just want to say what a great blog you got here!

    aroma essential oils

    ResponderExcluir
  4. Como assim temos um coment's English por aqui..ahsuhahua...primaa..está cada vez mais maravilhoso seu blog...parabénss...os posts estão fantásticos..!!...Bjoss!!

    ResponderExcluir